InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Entenda Melhor as redes e a Internet

Ir em baixo 
AutorMensagem
GILLIARD
Ainda uso o paint

Masculino
Número de Mensagens : 43
Sign of the Week :
:0

Duelos :

MensagemAssunto: Entenda Melhor as redes e a Internet   Sex Nov 28, 2008 3:37 pm

Veja nesse tutorial algumas dicas e explicações para que voçê entenda melhor e aprenda lidar com a Rede

1. Cabos de rede

O cabo de rede é composto de 8 pares de fios de cobre separados por cores e é responsável por fazer a comunicação entre os computadores e os equipamentos da rede. Pode ser usado em distâncias de até 100 metros - apesar de que eu não recomendo o uso de cabos com comprimento maior do que 90 metros. Esta distância existe por que o pulso elétrico que tranporta as informações dentro do cabo sofre atenuação (perda) de sinal após os 100 metros e isso afeta a capacidade de comunicação da rede. Para poder usar o cabo de rede em distâncias superiores a 90/100 metros empregam-se repetidores de sinal, que funcionam com ampliadores do sinal. Como pode ser visto na figura abaixo (1):

Hubs ou switches podem funcionar como repetidores de sinal. (veremos mais sobre eles a seguir)

2. Hubs e switches - os concentradores de rede

Hubs e switches são concentradores de rede, ou seja, eles reúnem todos os fios que compõe a rede e permitem que a comunicação entre as máquinas aconteça. O uso deles é necessário quando temos mais de duas máquinas em uma rede. Como pode ser visto na figura abaixo (2):

Aí você pergunta:

- Mas se eles fazem a mesma coisa então qual a diferença entre um hub e um switch???

Esta pergunta foi o que me moveu a escrever este artigo. Muita gente acha que o switch tem a capacidade de compartilhar a Internet em uma rede e o hub não, e que esta seria a diferença entre eles. Mas isto está errado. Quem tem a capacidade de compartilhar a internet em uma rede é um equipamento chamado “roteador”. O hub e o switch são apenas concentradores de rede, eles são responsáveis por fazer a comunicação entre as máquinas que estão em uma mesma rede e não em redes diferentes, como a sua rede de casa e a internet, por exemplo. Permitir a comunicação entre redes diferentes é função do roteador.

Sim, mas até agora você continua sem ver a diferença entre um hub e um switch. Então vamos ver.

A diferença entre eles é que o switch é mais inteligente e mais seguro que um hub. Isso acontece por que o hub quando recebe um pacote de informações para enviar até alguma máquina da rede ele simplesmente envia este pacote para todas em um processo conhecido como “broadcast”. Com isso, todas as máquinas da rede recebem aquele pacote, mesmo que ele não seja pra elas. Elas recebem e analisam o pacote e então determinam se devem pegar aquela informação ou descartá-la. Por causa do broadcast um hub gera dois problemas:

- excesso de tráfego na rede, o que baixa o desempenho dela;
- falhas de segurança, afinal de contas qualquer máquina conectada naquela rede recebe qualquer pacote de informação que venha a trafegar pelos cabos, isso na mão de um hacker é uma maravilha…

Já o switch possui uma tabela interna onde ele armazena a informação de onde está conectada cada máquina. Com isso ele sabe que um determinado pacote de dados deve ser enviado somente para a máquina X. Deste modo ele reduz o tráfego na rede e aumenta a segurança. O switch é capaz de fazer isso pois ele analisa cada pacote de dados e extrai deles a informação sobre o destinatário daquele pacote.

Conclusão, switches não compartilham a conexão de rede diretamente. Mas eles melhoram o desempenho e a segurança da rede, e são sempre uma opção melhor que os hubs.

3. Roteadores

O roteador ou router é quem permite a comunicação entre redes diferentes. Quando eu digo redes diferentes eu estou falando de redes com IPs diferentes ou protocolos (entenda como linguagens) diferentes.

IP é o número de itentificação de cada máquina em uma rede. Máquinas com a mesma faixa de IP podem se comunicar através de um hub ou switch, pois estão na mesma rede. Os IPs usados em redes locais costumam ser de dois tipos:

192.168.0.X ou 10.0.0.X O “X” é um número de 1 a 254 que indica quantas máquinas podemos ter em uma rede. Cada máquina terá um final de IP diferente dentro da nossa rede. Se uma máquina for 192.168.0.2, a outra terá que ser 192.168.0.3 e assim por diante. Não podem existir máquinas com o mesmo IP em nenhuma rede.

Estes IPs de redes locais não possuem a capacidade de serem acessados naturalmente através da Internet e nem podem acessar redes com IPs diferentes, por isso existem os roteadores. Os roteadores permitem a conexão entre redes de IPs diferentes, isso nos permite acessar a internet através da nossa rede de casa ou do trabalho.

As pessoas podem usar rotedores ou fazer com que uma máquina da rede funcione como roteador. Em uma rede com Windows XP ou 2000 a máquina que recebe o cabo da Internet pode ganhar uma segunda placa de rede e fazer o papel de roteador. Com isso ela seria capaz de permitir a troca de informações entre redes diferentes.

Uma das placas de rede dessa máquina receberia as informações da Internet e a outra estaria configurada para acessar a rede interna da casa ou escritório. Quando alguma máquina da rede local pedisse para acessar um site na Internet esta requisição iria para a máquina que funciona como roteador e esta máquina iria direciornar o pedido para a placa de rede que recebe a Internet. É exatamente isso que um roteador faz.

Entenda melhor vendo a figura abaixo (3):
Ver perfil do usuário
vudufull
Aprendi a fazer borda

Masculino
Número de Mensagens : 88
Sign of the Week :

Duelos :

MensagemAssunto: Re: Entenda Melhor as redes e a Internet   Sab Nov 29, 2008 1:02 am

isso é Ctrl+c e Ctrl+v
Ver perfil do usuário
Bob_Killer
Sub-Moderador

Masculino
Número de Mensagens : 129
Sign of the Week :

Duelos :

MensagemAssunto: Re: Entenda Melhor as redes e a Internet   Seg Dez 01, 2008 12:10 pm

Geralmente hubs e switches são usados em rede que tem topologia estrela, como foi mostrado na imagem á cima. Hoje em dia é muito usado esse tipo de rede, mais prático.
Ver perfil do usuário
nos_vagner
Gamer

Masculino
Número de Mensagens : 410
Sign of the Week :

Duelos :

MensagemAssunto: Re: Entenda Melhor as redes e a Internet   Seg Dez 01, 2008 6:23 pm

não vou ler pq vou ficar com dor de cabeça Razz
mas é um bom post ^^
Ver perfil do usuário http://nosvagner-design.blogspot.com/
Salah
Moderador

Masculino
Número de Mensagens : 612
Emprego/lazer : Faço uns bicos no Design Gráfico!
Sign of the Week :

:4
:2
:1

Duelos :

MensagemAssunto: Re: Entenda Melhor as redes e a Internet   Seg Dez 01, 2008 9:50 pm

Pelo Tamanho... belo conteúdo.... drunken

Mas não li....muito grande.....to sem tempo! kkkkkkkkkkk

Ver perfil do usuário
Deko
ADM Deko

Masculino
Número de Mensagens : 905
Emprego/lazer : tecnico de montagem e manutenção de micro
Sign of the Week :
:3

Duelos :

MensagemAssunto: Re: Entenda Melhor as redes e a Internet   Ter Dez 02, 2008 4:02 am

redes é base tb tive que decorar essas paradas todas
asssim lendo parece ser dif pakas ,mas fazer uma rede de computadores é mole hj em dia depoix de oq? 2 anos já trabalhando com isso(e aprendendo)
consigo montar uma rede de 10 pcs em 30 min ;D

Sub-Moderador

Masculino
Sign of the Week :

Duelos :

MensagemAssunto: Re: Entenda Melhor as redes e a Internet   Ter Dez 02, 2008 5:22 am

Cara, chato é crimpar cabos no pat painel.. ¬¬
Passei cabos em 4 laboratirorios na faculdade, minha mão ficou até azul.
Tenho traumas e mexer em redes grandes, cada coisa que aparece.
Ver perfil do usuário
Salah
Moderador

Masculino
Sign of the Week :

Duelos :

MensagemAssunto: Re: Entenda Melhor as redes e a Internet   Ter Dez 02, 2008 6:29 am

Entendo um pouco de rede!

Só o bastante pra montar uma rede em dois PCs...

Não sei se com Hubs e Switches é a mesma coisa.....

Digam ae!

Ver perfil do usuário
Bob_Killer
Sub-Moderador

Masculino
Sign of the Week :

Duelos :

MensagemAssunto: Re: Entenda Melhor as redes e a Internet   Ter Dez 02, 2008 6:47 am

Tem diferença.
O Hub é "burro", um exemplo: tempos 5 computadores na rede, PC1,PC2,PC3,PC4 e PC5.
O PC1 manda um pacote de dados para o PC5. Só que o hub manda para o PC2, ai o PC2 olha e "fala" que não é pra ele. Então PC3,PC4 recebe esses dados e retornam, ai quando PC5 recebe ele olha, esse é meu, e fica com os dados.
Então hub manda para todos os computadores até achar o dono do pacote de dados. Assim fica facil para alguem usar algum Sniff para pegar esses dados.
Então em uma rede grande não é bom usar hubs, e também eles tem 8 portas.
Já o switch, tem mais portas, são umas 24 portas, quando ele vai enviar um pacote de dados, ele é mais inteligente, voltando ao exemplo acima, se o PC1 fosse enviar dados para o PC5, o switch iria mandar direto para o PC5, sem enviar para os outros computadores da rede, assim diminuiria o risco de alguem pegar esses dados com um sniff.
Têm alguns hubs que fala que tem a mesma técnologia do switch, mas sei lá não confio muito neles não.

Espero ter ajudado, se tiver algo errado por favor me corrija.
Ver perfil do usuário
Salah
Moderador

Masculino
Sign of the Week :

Duelos :

MensagemAssunto: Re: Entenda Melhor as redes e a Internet   Ter Dez 02, 2008 7:04 am

Ah! to sacando...

Tava pensando em comprar um Hub.....
....pra uma rede em mais de dois PCs no meu trampo!

....Ainda bem q falou isso! Very Happy

Ver perfil do usuário
Bob_Killer
Sub-Moderador

Masculino
Sign of the Week :

Duelos :

MensagemAssunto: Re: Entenda Melhor as redes e a Internet   Ter Dez 02, 2008 7:18 am

Mas tipo, aqui no meu serviço usam dois hubs, são 14 computadores, para mim, usaria switch, é mais pratico, tem mais portas.
Acho que rede com até 7 computadores, o hub atende. Tem que olhar o custo/ beneficio.
Ver perfil do usuário
Salah
Moderador

Masculino
Sign of the Week :

Duelos :

MensagemAssunto: Re: Entenda Melhor as redes e a Internet   Ter Dez 02, 2008 1:34 pm

A uns dias atráz eu liguei pro pessoal.....
.....de uma loja de informática aki da minha city!

Só pra me informar sobre o preço do Hub e do Switch....rsrs

O kra me falo q era a mesma coisa....

A diferênça era q Hub só tem ateh 8 portas....

Passou disso jah é Switch! What a Face

Ver perfil do usuário
nos_vagner
Gamer

Masculino
Sign of the Week :

Duelos :

MensagemAssunto: Re: Entenda Melhor as redes e a Internet   Ter Dez 02, 2008 2:04 pm

Salah escreveu:

hauhauhauhauh
esse num entende mesmo muito de PC
eu sei a diferença entre Hub e Switch e ainda num li o post =P
GILLIARD
Ainda uso o paint

Masculino
Número de Mensagens : 43
Sign of the Week :

Duelos :

MensagemAssunto: Re: Entenda Melhor as redes e a Internet   Ter Dez 02, 2008 2:21 pm

rsrsr esse post fazendo varios comentario bons hdsuhdushud
Ver perfil do usuário
Salah
Moderador

Masculino
Sign of the Week :

Duelos :

MensagemAssunto: Re: Entenda Melhor as redes e a Internet   Qui Dez 04, 2008 6:57 am

nos_vagner escreveu:
Salah escreveu:

hauhauhauhauh
esse num entende mesmo muito de PC
eu sei a diferença entre Hub e Switch e ainda num li o post =P
Era um kra é novo...

Talvês um metido a "PHD em redes" albino ....AHEUHAEUHAEUAS [essa foi boa] cheers

Mas pelo jeito num entendi...

Ver perfil do usuário
nos_vagner
Gamer

Masculino
Sign of the Week :

Duelos :

MensagemAssunto: Re: Entenda Melhor as redes e a Internet   Qua Dez 10, 2008 9:19 am

alguem pod me dizer pq ela tem o mesmo IP do meu?
PS: meu IP é dinâmico
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Entenda Melhor as redes e a Internet   

Entenda Melhor as redes e a Internet
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Entenda melhor o que é VETORIZAÇÃO DE IMAGENS
» PROJETO DE REDE CABEADA EM POSTE
» O MELHOR INVESTIMENTO DO MUNDO
» Como configurando um MIKROTIK com 2 redes distintas e 1 modem ADSL em modo bridge
» Montando provedor de internet à cabo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Informática e Games :: Hardware-
Ir para: